domingo, 8 de setembro de 2013

Resenha: Memórias de uma gueixa - Arthur Golden

"O meu pai costumava dizer que a minha irmã era como uma árvore, que se agarra firmemente à terra com as suas raízes. Eu era como a água, que percorre o seu caminho sem que nada a detenha. Se encontrar um obstáculo, desvia-se até poder avançar novamente."

Eu sou uma pessoa que ama cultura japonesa e tem uma imensa admiração por gueixas então quando ouvi falar sobre esse livro foi quase amor á primeira vista.

 O livro conta a história de Chiyo, uma menina que foi vendida com sua irmã para uma Okiya que acaba ficando apenas com Chiyo e sua irmã é levada para um tipo de bordel. E assim começa um desespero de Chiyo para conseguir fugir e voltar para sua antiga casa. E todo o desenrolar da famosa história de Nitta Sayuri começa a ser descoberta. A história engloba toda uma parte fantástica da cultura japonesa e ela é ambientada no período da segunda guerra mundial. É uma história bonita, é uma história muito bem trabalhada e eu realmente acho que todos nós temos um pouco da "vilã" da história, a Hatsumomo.

 Eu tenho que assumir, que o autor parece que tem muito conhecimento de como funciona a cabeça das mulheres, como a vontade de destruir uma outra por inveja, como alguns comentários pertinentes que só as mulheres sabem a hora certa de fazer. Esse livro é incrível, apesar que me senti muito enganada no fim do livro, porém não posso dizer por que.

Eu só não darei nota máxima por causa dessa minha pequena decepção.

Sinopse: "Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.
 Espero que tenham gostado e voltem no blog novamente para ler uma nova resenha. =D

Beijos, Lizzie.

2 comentários:

  1. Oi Lizzie!

    Adoro cultura japonesa!! :D Eu nunca li este livro, só vi o filme, mas faz um tempão e eu nem lembro mais do final. O que pode ser bom, assim posso ler sem saber o que vai acontecer! kk

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei imenso tanto do livro como do filme :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...