terça-feira, 10 de setembro de 2013

Resenha: Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson

Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada.” 

O que falar de um livro que trata de um assunto tão sério como transtornos alimentares? E sinceramente, esse livro relatou perfeitamente como as pessoas que sofrem desses transtornos se comportam. 

 Lia é uma garota que sofre de anorexia nervosa, e fica bem claro o estudo que a autora fez sobre o tema. Lia, conta calorias mentalmente,  e fica em uma luta entre eu não mereço comer e eu devo comer. E também existe aquela luta para que tudo que a personagem se alimentou ela consiga tirar com laxantes, exercícios físicos entre outros.  Ela tem 18 anos e esta passando por um período difícil, pois sua amiga Cassie morreu, e na noite anterior de sua morte ela ligou 33 vezes para ela. E por causa desse acontecimento Lia se desespera e fica muito mais obcecada em ter o peso perfeito, e ninguém consegue ajudá-la de forma alguma. 

 E sabe qual o maior motivo desse desespero? Lia e Cassie apostaram que elas seriam as garotas mais magras da escola, já que não conseguiriam ser nem as mais bonitas e nem as mais inteligentes, ambas acabam como reféns das doenças.

 O modo que a Laurie Halse, retrata como as pessoas com distúrbios alimentares com extrema perfeição, como por exemplo os blogs e fóruns que as garotas acessam, a mutilação que algumas praticam por ter "comido excessivamente", etc. 

 Se você conhecesse alguém com algum desses transtorno, eu recomendo que leia esse livro, pois de certa forma ensina como lidar com a pessoa. O livro me deixou sem palavras para que eu possa explicar o sentimento que a leitura passe, talvez o mais próximo do que eu possa verbalizar sobre isso é angústia. Angústia por ver a Lia sofrendo, Angústia por ver a Lia se mutilando. 

Minha nota para o livro é: 

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.
Realmente espero que vocês leiam esse livro, até a próxima resenha. *-*

Lizz.
  

Um comentário:

  1. Oi Lizzie,
    tudo bem?
    Esse livro estava por R$ 9,90 na Saraiva, acho que ainda deve estar. Mas quando li a sinopse, fiquei com uma sensação ruim, sabe? É um problema muito triste e infelizmente real.
    Gostei da sua resenha, mas pelo fato da história ser pesada, eu não quero ler não.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...