domingo, 3 de novembro de 2013

O circo mecânico Tresaulti - Genevieve Valentini


"Isto é o que acontece quando você esta prestes a morrer. Você perde, lentamente, o controle de seus músculos. Primeiro você fica apenas um pouco mais mole. Depois acha que a vala ao lado da estrada deve estar cheia de pedras que o fazem tropeçar. Mas é o seu corpo se desligando, desativando o que você realmente não precisa (ele lembra mais do que você sobre o processo pratico da morte)..."

 O livro tem uma narrativa maravilhosa que faz com que o leitor se apaixone logo no começo.

 A narrativa começa em um mundo pós-guerra, onde os poucos sobreviventes que restaram aceitam quase qualquer condição para permanecer vivo, então muitas recorrem ao Circo Mecânico. Esse circo tem como proposta passar pelos lugares mais distantes e raramente passam novamente pelo mesmo lugar.

 Boss pega cada um dos membros que chegam ao circo e os modifica colocando ossos de metal, engrenagens, etc... Quando os membros saem da oficina de Boss, são membros vitalícios da trupe do circo. Com essas características por onde o circo passa acaba gerando um grande nicho de curiosidade dos cidadães locais. O Circo tem uma rotina calma, porém tudo muda até que um "homem do governo" aparece e deseja falar com Boss e logo de inicio é deixado bem claro o que ele deseja.

A narração é feito pelo Little George e um terceiro narrador (que eu sinceramente achei uma sacada genial da autora, pois esse terceiro narrador coloca os seus pensamentos sobre os acontecimentos) e esse narrador conhece tudo sobre passado, presente e futuro. Eu gostei da mistura de distopia com steampunk, e do modo que o ilustrador Wesley Rodrigues me fez perceber que duas pessoas podem imaginar coisas totalmente diferentes.

 Eu, Lizandra, gostaria de fazer uma comparação idiota, mas por diversas vezes senti que não era o Little George e o terceiro narrador, mas sim o circo, como acontece no livro "O Cortiço" do Aluísio de Azevedo. Eu amei esse livro em algumas partes, odiei em outra, gosto de dizer que foi uma das grandes obras que vi esse ano, e eu tenho certeza que se a Genevieve lançar um outro livro, eu comprarei sem duvidar da qualidade. Eu não poderia avaliar este livro com outra nota além de:

Sinopse: “Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento. Seguimos adiante cercados por personagens como Ayar, o homem forte, os irmãos acrobatas Grimaldi e o incrível trapézio vivo de Elena, além de um enigmático par de asas, objeto de uma guerra secreta nos bastidores do circo mecânico. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!
Informações sobre o livro:
Editora: DarkSide®
ISBN: 9788566636161
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Danton Caldas

Espero que tenham gostado!
Beijos <3 

2 comentários:

  1. Confesso que me deixou curioso e com muita vontade de ler o livro! Somos parceiros, porém só agora resolvi passear pelo seu blog! Parabéns pelo trabalho, sucesso ao seu blog! (www.cabanaliteraria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler o livro, só para sentir o sabor e é DIVINAMENTE interessante! *0*
    Pena que eu estou com outros livros para ler na frente... Até mais ^^ - www.cabanaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...