terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tão ontem - Scott Westerfeld

"Eis o que pensei: para que o mais banal dos acontecimentos se torne uma aventura, é preciso e basta que nos ponhamos a narrá-lo. É isso que ilude as pessoas: um homem é sempre um narrador de histórias, vive rodeado por suas histórias e pelas histórias dos outros, vê tudo o que lhe acontece através delas; e procura viver sua vida como se narrasse. Mas é preciso escolher: viver ou narrar."


Hunter é um criador de moda (caçador de tendencias) que tem apenas 17 anos. Ele trabalha procurando coisas diferentes e inovadoras, quando encontra fotografa e manda para sua chefe passar aos clientes, que possivelmente tornarão isso uma moda. Nesse livro encontramos a segunda piramide:



 Os Inovadores são as pessoas que criam algo diferente, como um novo método de amarrar os sapatos, uma cor diferente de cabelo, um corte, uma roupa rasgada ou qualquer outra coisa simples que algum  Criador de Moda irá descobrir e divulgar isso para um grande meio, que acarretará que o pessoa mais moderninho e antenado se tornarão os Primeiros consumidores, seguindo pelos consumidores comuns  e por fim o pessoal que não esta nada antenado na moda, os retardatários.

Hunter um dia conhece uma garota chamada Jen que é uma inovadora (ela criou um método diferente de amarrar os sapatos), e por diversos acontecimentos Hunter e Jen são chamados para uma reunião com a chefe dele (que a resenhista aqui, esqueceu o nome [podem rir]) e quando chegam ao local misteriosamente ela desapareceu e nossos protagonistas apenas encontraram dentro de um galpão abandonado o celular dela. Só que como os dois são curiosos eles encontraram muito mais do que apenas um celular, encontraram um carregamento do tênis mais espetacular que já existiu (que eu fiquei imaginando uma versão mega melhorada do Adidas com asas).

Jen e Hunter buscam encontrar a Mandy e fugir de um homem que começa segui-los e por isso acabam se envolvendo em aventuras loucas e com situações que nem eu mesma imaginei. O legal do livro, é que temos referencias, como um episódio censurado do pokemon, ensinam como dar um nó em uma gravada, os desvios que o Hunter dá para não citar o nome de marcas famosas (Propaganda de graça? Nunca!)

O livro faz uma grande critica ao consumismo e o modo em que a moda é tratada hoje em dia e o melhor do livro é que tudo isso é feito de forma sarcástica e inteligente. O AntiCliente foi uma sacada genial e todos os personagens foram muito bem aproveitados. Minha nota para o livro é:

Sinopse: Romance, ação, mistério e uma boa dose de sátira, "TÃO ONTEM" é um romance fascinante, que vai fazer você questionar tudo que sempre pensou sobre o que é ser cool.
Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.
A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos.

Informações sobre livro:
Título: Tão Ontem
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501076892
Título Original: So Yesterday

14 comentários:

  1. Nunca li nada desse autor, não me interessei pelos outros livros dele, mas esse parece ser bem legal

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempinho que quero ler, mas ainda não comprei.
    Gosto da ideia do livro. Tenho a impressão que o autor faz algo diferente com o mundo da moda.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizzie,
    tudo bem?
    Juro, quando comecei a ler, não sabia que era um livro, pela foto, pensei que seria algum post falando sobre moda ou algo semelhante. E, então, me surpreendo ao saber que se trata de um livro e com uma história bem original e se você deu 5 estrelas é porque deve realmente ser bom. Fiquei curiosa. Dica anotada.
    Tem sorteio lá no Cantinho, depois passa por lá e participa:
    cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-o-eterno-menino.html
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
  4. Oi Lizzie! Do Scott eu já li os dois primeiros da série Feios, e gostei muito do estilo de escrita do autor! Ele tem talento para criar universos distópicos, e estou curioso para saber se ele se sai tão bem quanto em distopias em outros gêneros!
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Não conhecia esse livro, mas parece ser bem legal. Eu já li os outros livros dele, embora não tenha gostado muito e minha irmã amado. Acho que ele é o tipo de escritor que sabe dividir o seu público, ou gostam ou não gostam.

    Beijos!

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
    http://yumeeocantinhodaleitura.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/pages/Yume-e-os-Livros/354138304679022
    @Yumeeoslivros

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro interessante, achei legal essa pirâmide,
    até me fez lembrar de uma que estudo da faculdade.
    Adorei a resenha,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro a série dele "Feios". Então acho que vou adorar esse livro também.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Lizzie. Conheci seu blog através de outro e estou aqui. Gostei da resenha, você escreve bem. Não conhecia o livro , mas tenho certeza que iria amar, ainda mais por essa sacada sarcástica de forma inteligente! Quero ler...
    Se puder passa no meu blog também.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  9. OI Lizzie, tudo bem?
    Nunca ouvi falar desse livro, mas achei a proposta bem diferente e interessante.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do autor...
    Cheguei a conclusão que sou retardatária hahaha
    Eu realmente nunca estou tão antenada em moda, eu prefiro me vestir do jeito que me sinto bem e só isso é o suficiente \o/
    Achei o livro bacana *O*
    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só por ser do tio Westerfeld já deve valer a pena!
    Li Leviatã dele e gostei bastante xD
    Gostei do título desse e um pouco da temática. Parabéns pela resenha.

    Abraço
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lizzie!

    Não conhecia o livro e nem o autor. Achei a proposta do livro super interessante!

    Beijinhos

    PS - Retribuindo a visita, adorei o blog!

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, não sabia que esse livro podia ser tão legal. Adoro livros reflexivos e críticos. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. não conhecia o livro ou o autor, mas parece ser bem legal mesmo, até porque levou cinco estrelas, rs, e adoro críticas ao consumismo, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...