domingo, 6 de outubro de 2013

Resenha: Projeto Rosie - Graeme Simsion

"Eu já tinha ouvido a palavra "atordoante" para descrever uma mulher, mas essa era a primeira vez que eu realmente me sentia atordoado ao ver uma."  

O que falar desse livro que me conquistou em uma madrugada de insônia? Esse é um daqueles livros que você começa ler, e esquece que tem que trabalhar, estudar, comer, tudo para que possa terminar. 

O livro conta a história de Don, um geneticista que trabalha em uma universidade e tenta ter interações sociais que sejam normais, o que é bem difícil para ele. Don, tem a certeza que o seu tempo tem que ser cronometrado para que não haja nenhum desperdício, então ele come as mesmas coisas toda semana, como por exemplo em todas terça-feiras é dia de comer lagosta, e com tanta prática ele consegue fazer uma até de olhos fechados. 

 Ele decide que esta na hora de arrumar uma esposa e para isso ele cria o "projeto esposa" e cria um questionário para que todas as mulheres possam responder, e se não me engano foram 327 respostas, nenhuma compatível. Um casal de amigos se dispõe ajudar e pega alguns formulários e marca um encontro com uma moça chamada Rosie. E Don, acaba descobrindo que o amor e a paixão podem ser algo imprevisível e que pode bagunçar totalmente sua rotina. 

O Projeto Rosie, é um livro ótimo, com algumas sutilezas e sacadas geniais. Tem uma leitura simples, e os protagonistas são no mínimo um tanto divertidos! Don me lembrou alguns amigos que fariam exatamente a mesma coisa, e Rosie de certa forma lembrou o meu próprio comportamento, eu me identifiquei com o livro em geral... Não achei nada para reclamar! Bom, minha nota não pode ser outra além de: 


"Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.

Exceto as mulheres.

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.

Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim."

 Espero que tenham gostado e até a próxima!

Lizz ~ 

6 comentários:

  1. Oi Lizzie,
    to louca para ler o livro, afinal só vejo críticas positivas para ele.
    Gostei da sua resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lizzie,
    tudo bem?
    Parabéns pela resenha, já´conhecia o livro e já estou com ele na lista de desejados, assim mesmo, você conseguiu despertar ainda mais o meu interesse.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre escuto coisas positivas sobre esse livro, e morro de vontade de ler o livro, parabéns pela resenha

    bjo
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é tão fofo! Foi uma leitura mais do que agradável, Don é charmoso de uma maneira bem diferente do convencional
    Amei a resenha

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  5. Que delícia. Certo... agora foi pra lista! ; ) Adorei a resenha!
    Bjs,
    Marissa
    http://cladoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é simplesmente perfeito! Don me encantou e fez eu dar boas risadas. Rosie é um pouco "vida loka" perto dele mas os dois se encaixam direitinho. hehe ♥

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...