terça-feira, 22 de outubro de 2013

Coraline - Neil Gaiman

"- Os nomes são os primeiros a partir depois que a respiração se esvai, e a batida do coração. Guardamos nossas memórias por mais tempo que os nossos nomes."

 Vamos falar sobre um dos autores que vem se tornando um dos meus preferidos nos últimos tempos? Hoje é dia de Coraline, do Neil Gaiman. E esse é um livro infantil, que eu leria para um sobrinho (apesar que com certeza a mãe dele me mataria).

O livro conta a história de uma garota comum que se chama Coraline e acabou de se mudar para uma nova casa que é compartilhada por grandes famílias (imagino algo como um cortiço). Coraline como uma garota curiosa, acaba logo conhecendo seus vizinhos, um homem velho que cria gatos que sabem dançar e duas senhoras que sempre erram o nome dela.

Em uma de suas andanças pela casa ela encontrou uma porta pequena que aparentemente ninguém havia notado, e curiosa como era acabou descobrindo um caminho para uma casa que parece um espelho da dela, e lá há um outro pai e uma outra mãe. De inicio Coraline não desconfia de nada, mas a Outra-Mãe pede para que ela fique lá para sempre, porém que para isso ela irá trocar os olhos de Coraline por botões. Ela desconfia dos planos da Outra-Mãe e acaba por descobrir as verdadeiras intensões dela.

 Coraline, como qualquer um de nós tenta fugir desesperadamente daquela casa, porém a Outra-Mãe conta que aprisionou os verdadeiros pais dela e ela descobre que terá que salvá-los.  Então ela deverá mostrar sua bravura e resgatar seus pais e a alma de algumas crianças que estão aprisionadas.

Eu amei esse livro, amei o mundo singelo que o Neil Gaiman criou e modo como a história pode ser sinistra, apaixonante e tudo o que você não leria para o seu filho. Eu acho maravilhoso o modo com que o livro foi narrado e ele é quase uma leitura obrigatória.

Minha nota?


Sinopse: A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Informações sobre o livro:
Editora: Rocco
ISBN: 9788532516268
Ano: 2003
Páginas: 160
Beiijos, até a próxima <3

Um comentário:

  1. Oi, flor!
    Adorei sua resenha. Neil Gaiman é maravilhoso! Ele é brilhante com narrativas infantis e adultas. *u*
    Não li Coraline ainda, mas assisti ao filme. Vale a pena conferir. O teor do cenário ficou tão sombrio... Gostei bastante de como fizeram a adaptação. É em desenho.
    Obrigada por comentar no meu blog, pois me permitiu conhecer o seu e adorei! Já estou seguindo.
    Beijos!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...